Aprenda como fazer uma resenha acadêmica (Crítica, temática ou descritiva)

Recentemente precisei procurar uma forma didática de mostrar como fazer uma resenha, e encontrei esse texto que considerei muito útil. Tão útil que estou postando aqui para que vocês também possam usufruir.

“Todo mundo que freqüenta o blog está acostumado a ler várias resenhas toda semana, mas afinal, o que é e o que precisamos saber para escrever um texto desse tipo?

Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural, que pode ser um livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows etc.

O objetivo da resenha é guiar o leitor pelo emaranhado da produção cultural que cresce a cada dia e que tende a confundir até os mais familiarizados com todo esse conteúdo.

Como uma síntese, a resenha deve ir direto ao ponto, mesclando momentos de pura descrição com momentos de crítica direta. O resenhista que conseguir equilibrar perfeitamente esses dois pontos terá escrito a resenha ideal.

No entanto, sendo um gênero necessariamente breve, é perigoso recorrermos ao erro de sermos superficiais demais. Nosso texto precisa mostrar ao leitor as principais características do fato cultural, sejam elas boas ou ruins, mas sem esquecer de argumentar em determinados pontos e nunca usar expressões como “Eu gostei” ou “Eu não gostei”.

Tipos de Resenha
Até agora eu falei sobre as resenhas de uma forma geral e livre e esses dados são suficientes para você já esboçar alguns parágrafos.

Contudo, as resenhas apresentam algumas divisões que vale destacar. A mais conhecida delas é a resenha acadêmica, que apresenta moldes bastante rígidos, responsáveis pela padronização dos textos científicos. Ela, por sua vez, também se subdivide em resenha crítica, resenha descritiva e resenha temática.

Na resenha acadêmica crítica, os oito passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa:

Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar;
Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;
Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo;
Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;
Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico.
Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc.
Identifique o autor: Cuidado! Aqui você fala quem é o autor da obra que foi resenhada e não do autor da resenha (no caso, você). Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor ou pesquisador.
Assine e identifique-se: Agora sim. No último parágrafo você escreve seu nome e fala algo como “Acadêmico do Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul (UCS)”
Na resenha acadêmica descritiva, os passos são exatamente os mesmos, excluindo-se o passo de número 5. Como o próprio nome já diz, a resenha descritiva apenas descreve, não expõe a opinião o resenhista.

Finalmente, na resenha temática, você fala de vários textos que tenham um assunto (tema) em comum. Os passos são um pouco mais simples:

Apresente o tema: Diga ao leitor qual é o assunto principal dos textos que serão tratados e o motivo por você ter escolhido esse assunto;
Resuma os textos: Utilize um parágrafo para cada texto, diga logo no início quem é o autor e explique o que ele diz sobre aquele assunto;
Conclua: Você acabou de explicar cada um dos textos, agora é sua vez de opinar e tentar chegar a uma conclusão sobre o tema tratado;
Mostre as fontes: Coloque as referências Bibliográficas de cada um dos textos que você usou;
Assine e identifique-se: Coloque seu nome e uma breve descrição do tipo “Acadêmico do Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul (UCS)”.

Conclusão
Fazer uma resenha parece muito fácil à primeira vista, mas devemos tomar muito cuidado, pois dependendo do lugar, resenhistas podem fazer um livro mofar nas prateleiras ou transformar um filme em um verdadeiro fracasso.

As resenhas são ainda, além de um ótimo guia para os apreciadores da arte em geral, uma ferramenta essencial para acadêmicos que precisam selecionar quantidades enormes de conteúdo em um tempo relativamente pequeno.

Agora é questão de colocar a mão na massa e começar a produzir suas próprias resenhas!”

Retirado de lendo.org

Postagem enviada por:

RuimRazoávelBomMuito BomExcelente! (873 votos, média: 4,19 de 5)
Loading ... Loading ...

Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo
Espero que tenham gostado e quaisquer dúvidas podem ser tiradas na comunidade do orkut.

Gostou do tutorial??? Comente!!!

Seu comentário ajuda na credibilidade de outras pessoas que vão ler o tutorial e ajuda o blog a saber o que os seus usuários estão achando dos tutoriais.

Enviar postagem por email para um amigo Enviar postagem por email para um amigo

142 Comentários em “Aprenda como fazer uma resenha acadêmica (Crítica, temática ou descritiva)”

  1. Lucia Pereira diz:

    Gostei das informaçoes contida neste artigo.Atenciosamente.


  2. Camila diz:

    Muito obrigado me ajudou muito a desenvolver minha resenha Crítica da faculdade.

    Parabéns pela clareza dos textos.

    camila


  3. klodslinux diz:

    tava precisando disso pra me ajudar na faculdade!
    brigaduuuuuuu!


  4. yasmim diz:

    Eu estou na 8° e minha prof passou uma resenha, estava com muitas dúvidas de como fazê-la, mas depois agora tudo já clareou na minha cabeça. Obrigadinhaa ai………


  5. Júnior diz:

    Gostei muito de saber como se faz uma resenha, é bem interesante… Me ajudou muito…


  6. luciene alves dos santos diz:

    fiz resenhashá algum tempo atrás mas estava um pouco insegura e texto contribuiu para producao de uma boa resenha.obrigada


  7. Luciana diz:

    Obrigada pela ajuda.
    Trabalho com digitações e formatações de trabalhos e estou me preparando para o vestibular de pedagogia. Este material está sendo de grande utilidade para mim.


  8. Mel diz:

    Olá… gostei do texto.. porém, vc não colocou como funciona a resenha descritiva, que é o mais importante e o mais difícil de se fazer e achar referência para a faculdade.

    beijo


  9. Mel diz:

    desculpa.. eu achei a parte q comenta.

    bjoo


  10. amanda diz:

    Amei… o texto exelente mesmo.


  11. Derika diz:

    that was really funny! Make some more up!


  12. generic cialis diz:

    absolutely fabulous. You definitely Zeigerwhatsernamed me! Will definitely check out your site.


  13. Mackeran diz:

    Interesting and informative. But will you write about this one more?


  14. gallery diz:

    There’s a lot of info. I’ll be back again.


  15. ipredator diz:

    Good and in depth article but full of useful information


  16. anchorfree hotspot shield diz:

    This is the second entry I read tonight. And I am on my third. Got to think which one is next. Thank you.


  17. wizardry diz:

    Dazzling article . Will definitely copy it to my blog.Thanks.


  18. ÉRICA GALEÃO diz:

    Muito legal mesmo, com certeza de todos os textos explicando como se faz uma esenha crítica este com certeza foi o melhor que pude ver. Lhe agradeço muito, serei grata pela sensibilidade em solidarizar tal material de forma a viabilizar a efetivação do trabalho de todos aqueles que não sabem como se iniciar um trabalho deste porte. bjo


  19. Eliete diz:

    Muito obrigada , valeu mesmo. Eliete


  20. Sarah diz:

    Poxa vida eu adorei foi o melhor texto sobre como fazer uma resenha critica!!!Lhes agradeço muito serei grata!!!
    …Euu adorei mesmo!!!

    OBRIGADA!!!


  21. Márcio diz:

    Olha, essas explicaç~ões tão igulzinhas as que eu acabei de ler em Outro site !
    mais Obrigada pela intenção :)


  22. kinozalvip diz:

    Да уж…


  23. Ricardo Ramos diz:

    otimo ! fundamental para pesquisas!eu como universitario agradeço.


  24. Ludmilla Costa diz:

    Obrigado pela clareza das explicações, foi abordada de forma prática e objetiva, mais fácil do que foi trabalhado na Faculdade, uma vez que não somo profissionais da área, esquecemos rapidinho!!!

    Att

    Ludmilla


  25. JOSE LOPES diz:

    Muito interessante. Pelas orientações, delimita-se claramente as espécies de RESENHAS. Passei a ter certeza de que a RESENHA que me foi solicitada na primeira aula de uma PÓS é da espécie TEMÁTICA. É que o professor, ao término de um módulo, apenas apresentou dois títulos e mandou que se escolhesse um e fizesse uma RESENHA. E pronto. Deixou o resto em aberto, talvez, para que estudassemos e tivessemos a capacidade de saber a RESENHA apropriada, até porque se trata de avaliação para o curso de PÓS.

    ATT

    LOPES


  26. hioara lugolphimogimgt diz:

    muito nteressante, mas continuo não entendendo como fazer uma resenha, mas valeu a intenção.


  27. kamylla diz:

    novembro,2009 Eu venho tentando produzir uma resenha ja faz tempo so conseguir fazer uma na quinta-feira passada.Graças a minha professora Consuelia.


  28. Neli Dutra diz:

    Apreciei o artigo explicativo,pois a forma elaborada é bastante clara, concisa e de fácil assimilação. Para que complicar, se podemos tornar as coisas mais simples. São tantas informações que o aluno se perde nesse emarranhado de técnicas. Ao que vem buscando soluções mais simples. Valeu! A forma escrita desse artigo atingiu a esse objetivo. Parabéns!


  29. José Carlos diz:

    Obrigado pelas informações, me ajudou muito. Parabens por serem simples mas eficiente nas informações.

    Atenciosamente!


  30. leandro diz:

    muito legal me ajudou muito, obrigado por ter postado.


  31. Maryéli diz:

    obrigada por essa explicação de como fazer uma resenha
    me ajudou bastante na escola para fazer uma resenha do livro “Dom Casmurro”


  32. diomario de una diz:

    gostei muito das dicas. obrigadopor essa ajuda muito satisfatória.


  33. diomario de una diz:

    gostei muito das dicas. obrigado por essa ajuda muito satisfatória.


  34. eliana ramos dos santos diz:

    gostei muito das dicas, pois precisava fazer uma resenha, mas estava muito insegura, agora sei por onde começar.obrigada!


  35. Jair diz:

    Excelente matéria, acerca da extrutura das resenhas. Trata-se de um artigo objetivo e de fácil compreensão.


  36. Hamura Hamura diz:

    Muito boa essa orientação. Mostra uma excelente didática por parte de quem a elaborou. É auto didática.
    Parabéns!


  37. Emivalda diz:

    valeu pelas dicas ,elas ajudam muito.


  38. kika diz:

    obrigada. tá faltando exemplos mas tá bom!


  39. Marcele fabrício diz:

    gostaria só de agradecer pelo material que acabei utilizando de vc’s. espero que ele seja útil!

    abraços

    marcele


  40. Eliane Gracy diz:

    Gostei muito era exatamente a dica que estava precisando, obrigada. Beijossss.


  41. Maria diz:

    SIMPLESMENTE ADOREI. OBRIGADA.


  42. Sara Regina diz:

    Rapaz muito bom..vim tirar dúvidas sobre minha primeira resenha da faculdade..ótimo muito claras suas dicas! vlw!


  43. Como fazer uma resenha? « Tecnologias Gerenciais 1 diz:

    [...] Aprenda como fazer uma resenha acadêmica (Crítica, temática ou descritiva) [...]


  44. Tecnologias Gerenciais 1 » Como fazer uma resenha? diz:

    [...] parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É [...]


  45. Amadeu Porfirio de França diz:

    Agradecido de suas informações, tentarei fazer de forma que convença meu professor e meus colegas de sala que sou um bom resenhista.
    Atenciosamente, Amadeu Porfirio.

    Março, 19th


  46. laryssa diz:

    muito bom…nível de universidade……


  47. Sgt Hélio diz:

    Material de excelente qualidade, gostei.


  48. Thaaty diz:

    É exatamente o que eu precisava !


  49. Rafaela diz:

    A primeira vez que a minha professora me mandou fazer uma resenha,tentei fazer uma coisa boa.Achei que era muito fácil,aí fui fazendo.Quando cheguei na sala de aula,a professora me mandou ler a minha resenha e quando terminei ela disse que tava errado,pois o que eu tinha feito era um resumo e não uma resenha morri de vergonha mas,tudo bem.Agora graças a você,agora sei fazer uma resenha.Obrigado.


  50. Júlio César diz:

    Realmente era o que eu estava procurando. Valeu!!!


  51. Júlio César diz:

    Impressionante, era o que eu estava procurando. Valeu!!!


  52. Joyce diz:

    Muito bom o texto, e me ajudou bastante, estava louca aqui pensando como fazer uma resenha crítica, para entregar a uma professora extremamente exigente da faculdade, sem dúvidas esse texto me salvou!


  53. Layla Karoline diz:

    Parabéns ….

    Explicaçao absolutamente didática e é claro de facil compreensao….


  54. Rafael Guillen diz:

    gostei do texto.. me ajudou demais na produção da minha resenha para a faculdade!


  55. Karolinne Ramos diz:

    valew mesmo pelas dicas…linguagem ben clara e dinâmica….facilita bastante o trabalho…..agora posso fazer co trabalho da faculdade com maior segurança…..


  56. ju diz:

    goetei das informações, mas faltou explicar a resenha derscritiva. Vc citou mas não explicou.


  57. Arthur diz:

    pow vlw,me ajudou legal a fazer uma resenha pra facu.ta bem claro como se deve produzi-lá


  58. Tom diz:

    valewwwwwww


  59. FRANK diz:

    sua forma de explicar foi de grande ajuda
    obrigado


  60. Sônia Cavalcanti diz:

    Um mterial excelente, parabéns.
    Obriga.


  61. Thaiane diz:

    vai me ajudar bastante obrigado


  62. roberto diz:

    gostei da classificaçao de estrela do blog,tem como ensinar para colocar no meu blog


  63. Milton Luiz de Souza Cerqueira diz:

    Muito boas suas orientações. Importantíssimas para quem for fazer uma resenha. A sabedoria é para ser difundida, porque não repassa-la é puro egoismo.


  64. Viviane diz:

    muito bem explicado. Foi de grande ajuda!


  65. paloma carvalho diz:

    Estava quase pirando pra fazer a minha
    primeira resenha crítica
    na faculdade…
    Foi de grande ajuda!!!


  66. rodrigo diz:

    mt bom gostei, me ajudou a fazer uma resenha da faculdade


  67. Lana Carvalho diz:

    muito obrigada pela mensagem a respeito da resenha me ajudou muito


  68. ROSILENE DIAS diz:

    OBRIGADA PELO TEXTO,MUITO BEM EXPLICADO.JÁ ESTOU PONDO A MÃO NA MASSA.


  69. Blinnie Donaghue diz:

    Muito interessante. Pelas orientações, delimita-se claramente as espécies de RESENHAS. Passei a ter certeza de que a RESENHA que me foi solicitada na primeira aula de uma PÓS é da espécie TEMÁTICA. É que o professor, ao término de um módulo, apenas apresentou dois títulos e mandou que se escolhesse um e fizesse uma RESENHA. E pronto. Deixou o resto em aberto, talvez, para que estudassemos e tivessemos a capacidade de saber a RESENHA apropriada, até porque se trata de avaliação para o curso de PÓS.
    +1


  70. Luis Paulo Vissunjo diz:

    Necessito que me ajudem adquir livros: Metodologia de Ensino da História, Metodologia de Investigação Cientifica, os 50 grandes discursos do mundo e Orientações Metodologicas de História.
    Agradeço que os amigos me possam apoiar neste sentido. Obrigado.


  71. Tatiane diz:

    Muuuuuuiiiiitoooooooo obrigada!
    Me ajudou bastante a escrever resenhas para universidade (UEFS).


  72. Francisco Castro diz:

    Esse excelente texto foi produzido por André Gazola e pode ser obtido também pelo site http://www.lendo.org
    É bom que, ao fazermos resenhas ou qualquer outro trabalho acadêmico, não nos esqueçamos de indicar a fonte citada.


  73. SUZY FRAZÃO diz:

    Excelente texto ,muito detalhado que me orientou e tirou minhas
    duvidas. obrigada.


  74. layra emilli diz:

    oie…
    gostei muito,
    * eu não tinha ido para a escola no dia em que minha profº esplcou sobre o mesmo !!! e com isso eu apredi a fazer uma resenha e tirei 2,5 num projeto valendo 3,0 pts.


  75. lola diz:

    sem comentario! ♥


  76. Roseny Cardoso Sobrinho diz:

    11 setembro/2010
    Gostei muito das dicas de resenhas. Esclareceu todas as minhas dúvidas. Muito obrigada.


  77. Glória Maria S. Fernandes diz:

    26 de setembro 2010.
    Sou aluna do 6º período de pedagogia, este texto veio num momento de extrema necessidade. obrigada.


  78. João Carneiro diz:

    Gostei muito, esclareceu minhas dúvidas sobre a construção de uma resenha. Parabéns!


  79. Mônica Roza diz:

    Foi de grande importância o artigo sobre resenha porque me ajudou na elaboração do meu, pois sou universitária e precisei ter mais embasamento sobre o mesmo e a forma como esclarece é otimo.
    grata,


  80. Rudielson diz:

    muito obrigado pelo material sobre resenha me foi muito útil.


  81. dayanne diz:

    Obrigada!
    Estava confusa em fazer uma resenha crítica,pois estou no P1 e é diferente das resenhas q ja fiz no ensino médio!


  82. raimundo santos diz:

    nao gostei poxa voces so ccolocam as que falam bem de voces


  83. Keneddy Cavalcante diz:

    Nem li , coisa estranha………


  84. Rubinhu dos cutuvels diz:

    ó é uma coisa isquisita poque eu não tive a coragem de ler ……………………


  85. Maria Madalena J. Gomes diz:

    Obrigada.
    Você foi sintético e preciso em suas informações.
    Sou aluna do Curso de Especialização em Tecnologia na Educação da E_proinfo.
    Manaus – AM


  86. Nathalia diz:

    PAIXAO SE VOCÊ NÃO TEM CERTEZA DO AMOR QUE VOCÊ SENTE POR ELE, NÃO FAÇA, POIS ESSA ORAÇÃO ELE NUNCA MAIS TE ABANDONARÁ, NUNCA MAIS SAIRÁ DO SEU PÉ E TE AMARÁ PELO RESTO DOS SEUS DIAS… FAÇA E VERÁ O QUE ACONTECE ORAÇÃO PODEROSA PARA AMARRAR A PESSOA AMADA – Em 10 minutos apenas publicar a pessoa vai te ligar, troque as iniciais entre parenteses, importante ter FÉ. Senhor Que (RDM) nesse momento esteja pensando em mim, querendo a todo custo estar ao meu lado, querendo me ver , me abraçar e me beijar , que sua boca sinta muita vontade de me beijar e que em sua mente só tenha a minha presença. Que (RDM) me procure ainda hoje me chamando para ficar ao seu lado e dizendo que me ama e que tomou a decisão certa e definitiva. Assim seja Minha Rainha Pomba Gira Maria Mulambo, Rainha das sete Encruzilhadas, peço assim: vá ONDE (RDM) estiver e faça com que ele não descanse enquanto não falar comigo, pelos poderes da terra, pela presença do fogo, pela inspiração do ar, pe! las virtudes d!!!as águas, invoco as 13 almas Benditas. Pela força dos corações sagrados e das lágrimas derramadas por amor, para que se dirija até onde (RDM) estiver e faça com que ele me dê muito amor, carinho e queira ficar apenas comigo. Que (RDM) jamais deseje outra pessoa, e que ele tenha olhos só pra mim. Salve Pomba Gira Maria Mulambo, Rainha das sete Encruzilhadas, te peço assim: Gira, vai mulher gira, gira ao meu favor, gira ao meu favor e traga (RDM) pra mim. E pedindo assim: Ar move, fogo transforma, água forma, terra cura, e vai girando, e a roda vai girando, vai trazer para mim (RDM) de volta o mais rápido possível, louco e muito apaixonado,que dessa vez ele volte definitivamente para os meus braços. Que (RDM) ame somente a mim e me faça muito feliz. Que seja muito carinhoso comigo, que não consiga olhar para nenhuma outra que não seja eu. Que se sinta bem somente ao meu lado, que sinta minha falta e venha ao meu encontro, e me peça para que e! u nunca o abandone. Que (RDM) sinta t!e!!são somente por!mim ! e não co nsiga parar de pensar em nós!d!o!is juntos. Que (RDM) queira ficar somente comigo. Assim seja, assim será, assim está feito. Salve Pomba Gira Maria Mulambo, Salve Sete Saias, Salve suas irmãs, Maria Padilha, Arrepiada e todas as outras da Falange. Salvem! Sete Saias, minha boa amiga, mulher de Sete Exus!!, defensora de todos os seres. Salve Sete Saias, minha boa e gloriosa princesa, conheço a tua força e o teu poder, te peço atenda o meu pedido. Que (RDM) não durma e não descanse se não tiver a certeza que estamos juntos, que o corpo de (RDM) queime de desejo por mim. Que (RDM) fique cego para outras mulheres que ele não consiga ver ninguém como mulher, que outras mulheres nunca consigam chamar atenção dele, somente eu terei esse poder. Que (RDM) não consiga nunca ter desejo e nem fazer sexo com outra mulher. E se ele tentar fazer não terá prazer, e assim vai desistir. Que (RDM) me assuma de vez em seu coração. Faça Maria Padilha Mulambo, Rainha d!a set! e encruzilhadas com que (RDM) sinta-se bem somente em ouvir min!ha !vo!z. Que (RDM) sinta por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por ninguém e nunca sentirá. Pelos Sete Exus que acompanham seus passos, rogo e suplico que amarre (RDM) nos Sete nós de sua saia, e nos Sete guizos de sua roupa, somente para mim. Agradeço por estar trabalhando ao meu favor e vou divulgar seu nome em troca desse pedido minha gloriosa pomba gira. Maria Padilha traga (RDM) para mim hoje, agora e sempre fazendo com que ele se torne meu definitivamente. Ainda que (RDM) resista, que com seu poder Maria Padilha,rainha das sete encruzilhadas sopre o meu nome no ouvido dele para que ele me procure hoje. Que (RDM) não consiga parar de pensar em mim, não consiga ficar longe de mim, pois terá medo de me perder. Que venha feito uma cobra rastejante, humilde e mansa, que venha dizendo que me quer sempre ao seu lado, e assim possamos ter um bom convivio. Assim seja e assim!!ser! á! Eu profetizo em nome do Pai, do Filho e do Espirito Sa!nto,!que(RDM) vai vir correndo !atrá!s d!e mim, louco e apaixonado mais rápido possível pedind!o par!a fi!carcomigo pois somente minha boca terás vontade e prazer de beijar você vai me assumir de vez em seu coração. Confio no poder das falanges da Pomba Gira, Rainha das sete Encruzilhadas, cada vez que for lida essa oração, mais forte ela se fará, estarei publicando esta oração como oferenda, pedindo que me conceda o pedido de fazer com que (RDM) fique para sempre comigo. Sei que os Espiritos da Falange da Pomba Gira já estão soprando o meu nome no ouvido do (RDM) e ele não conseguirá fazer nada se não falar comigo. Confio no poder das Sete Encruzilhadas, e vou continuar divulgando essa oração poderosa por sete dias. Que assim seja, assim será e assim esta feito. Amém Publique e terá uma surpresa (divulgar por 7 dias não esquecer).


  87. DIRCE BORGES diz:

    MUITO OBRIGADA POR COMPARTILHAR COM OS CURSISTAS ANSIOSOS ESTA EXPLICAÇÃO SOBRE RESENHAS E O PASSO A PASSO PARA REALIZÁ-LA, VALEU,DEUS TE ABENÇÕE MAIS AINDA.


  88. Max Zamerim diz:

    Muito bom, me ajudou bastante a ter uma ideia de como fazer a minha resenha, valeu!!!


  89. barbara diz:

    muito bom ! texto complexo que dar para entender perfeitamente e que ensina de uma forma muito boa ….


  90. João Aguila diz:

    Muito obrigado, valeu mesmo!!!! este texto vai me ajudar bastante num trabalho que tenho da unoversidade sobre uma resenha critica,, ate mais ver
    J.A


  91. MARIANA diz:

    MUUUUITO OBG!
    ESTAVA PRECISANDO DESSAS PALAVRAS! ME AJUDOU A ENTENDER CLARAMENTE!


  92. Ivana diz:

    Ajudoou muito! Explicou de uma forma bem clara. Valeu mesmo!


  93. Tassio diz:

    vlw!!!!!
    fiz minha primeira resenha com ajuda desse tutorial…
    acho q fico bom.. hehe

    ;)


  94. Maressa diz:

    Muito simples e interessante. Gostei muitoo.
    Parabens


  95. Rildo Batista de Jesus diz:

    Sabado 8 de abril 2011

    obrigado por essas informações que foram muinto valiosas, eu estava perdido pois vou fazer minha primeira resenha. com essas dicas simples sei que vou me dar bem!! valeu um abraço!


  96. Eliane R.G. Lino diz:

    Às vistas de encarar minha primeira resenha, estava um pouco perdida, agora, com suas informações em mãos, sei que vou conseguir. Muitíssimo obrigada.


  97. Suzana Gomes diz:

    A lucidez das suas informações nos estimula a fazer as resenhas pedidas pela faculdade com mais entusiasmo. Saber até que a gente sabe, mas organizar as idéias às vezes é estressante. Muito obrigada pelas orientações.


  98. gustavo comedor diz:

    que merda isso ,ta uma bosta ,pedri meu tempo fazendo isso


  99. Artur Oliveira diz:

    Muito obrigago vou iniciar minha resenha agora mesmo.Obrigado de ♥ pelas dicas


  100. herberth costa diz:

    Ola cara,devo dizer obrigado pelas dicas sou ACADEMICO DO CURSO DE ARTES VISUAIS /TERESINA.PI….e tinha que entregar umas resenhase atav meio perdido…obrigadao mesmo..falou.


  101. Antonio Romão diz:

    Como fazer uma resenha de um CD ou DVD?eu agradeço….


  102. SILVIA diz:

    boa tarde!! preciso muito de fazer uma resenha sobre segurança do trabalho e tecnologia ,tem como me ajudar??


  103. wallison diz:

    gostei, mas acho que faltou um exemplo. bgdo.


  104. andressa diz:

    nao concegui entende? alguem me enssina?


  105. vilma diz:

    adorei sua explanação, muito objetivo.sou acadêmica do curso de letras da universidade estadual de alagoas- uneal.obrigada. vilma


  106. Elias diz:

    foi muito preciso para mim o teu material. Que bom poder localizar materiais auxiliadores no momento quando precisamos. Um abraço e sucesso nos teus negócios. Elias Araújo


  107. Joseni Martins Noleto da Silva diz:

    Gostei de lê como fazer uma resenha,tenho que fazer uma resenha é estou perdida sobre o assunto.

    Josy


  108. Xaropinho Vasconcellos diz:

    Eu Vou Comprar O Bolinho Baduco e Visconti


  109. fernanda diz:

    gostei do blog me ajudou a fazer a resenha escola.Obg valew!! :D


  110. wandbla diz:

    adorei o blog concerta esclareceu mais minhas duvidas…


  111. portalmonografias diz:

    Monografia / Trabalho Acadêmico PORTAL MONOGRAFIAS – Assessoria Acadêmica – Precisa de ajuda na MONOGRAFIA, nos Trabalhos Acadêmicos? FALE CONOSCO DIRETO NO SITE http://www.portalmonografias.com.br OU MSN: E-MAIL: portalmonografias@hotmail.com contato@portalmonografias.com.br (11)3013-7766 ou (11)7173-2444


  112. Eládio Antonaci diz:

    Gostei muito da forma como foi publicado o texto, que me ajudou a fazer uma resnha para um curso de pós na PUC MG


  113. com certeza foi de grande importância para poder elaborar meus resumo. diz:

    parabéns por está contribuindo com essa disciplina que hoje derruba muitas pessoas num concurso, sabemos também que o conhecimento em aprendemos ninguém tirá, muito pelo contrario ficamos bem mais informados.


  114. Nois diz:

    Muito obrigado.Ajudou muito.Ta 10


  115. daniela pereira dos santos diz:

    eu vou gostar quando eu tiver afirmado nesse site e vou poder mandar contatos para os amigos e gostei valeu.obrigado


  116. André Augusto Gazola diz:

    Sou dono do blog Lendo.org e o texto acima infringe direitos autorais (LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998), pois não autorizei sua reprodução.

    O texto deve ser retirado imediatamente do ar, caso contrário recorrerei aos meios legais cabíveis.


  117. thay lima diz:

    gostei muito sobre esse assunto me ajudou muito


  118. terezinha guilhermina de jesus diz:

    Gostaria de receber orientações sobre resenha, tendo com o tema: “métodos e técnicas de trabalhao com a família”.


  119. SHUMMER AZEVEDO diz:

    Senhor Que (MGM) nesse momento esteja pensando em mim, querendo a todo custo estar ao meu lado, querendo me ver , me abraçar e me beijar , que sua boca sinta muita vontade de me beijar e que em sua mente só tenha a minha presença. Que (MGM) me procure ainda hoje me chamando para ficar ao seu lado e dizendo que me ama e que tomou a decisão certa e definitiva. Assim seja Minha Rainha Pomba Gira Maria Mulambo, Rainha das sete Encruzilhadas, peço assim: vá ONDE (MGM) estiver e faça com que ele não descanse enquanto não falar comigo, pelos poderes da terra, pela presença do fogo, pela inspiração do ar, pe! las virtudes d!!!as águas, invoco as 13 almas Benditas. Pela força dos corações sagrados e das lágrimas derramadas por amor, para que se dirija até onde (MGM) estiver e faça com que ele me dê muito amor, carinho e queira ficar apenas comigo. Que (MGM) jamais deseje outra pessoa, e que ele tenha olhos só pra mim. Salve Pomba Gira Maria Mulambo, Rainha das sete Encruzilhadas, te peço assim: Gira, vai mulher gira, gira ao meu favor, gira ao meu favor e traga (MGM) pra mim. E pedindo assim: Ar move, fogo transforma, água forma, terra cura, e vai girando, e a roda vai girando, vai trazer para mim (MGM) de volta o mais rápido possível, louco e muito apaixonado,que dessa vez ele volte definitivamente para os meus braços. Que (MGM) ame somente a mim e me faça muito feliz. Que seja muito carinhoso comigo, que não consiga olhar para nenhuma outra que não seja eu. Que se sinta bem somente ao meu lado, que sinta minha falta e venha ao meu encontro, e me peça para que e! u nunca o abandone. Que (MGM) sinta t!e!!são somente por!mim ! e não co nsiga parar de pensar em nós!d!o!is juntos. Que (MGM) queira ficar somente comigo. Assim seja, assim será, assim está feito. Salve Pomba Gira Maria Mulambo, Salve Sete Saias, Salve suas irmãs, Maria Padilha, Arrepiada e todas as outras da Falange. Salvem! Sete Saias, minha boa amiga, mulher de Sete Exus!!, defensora de todos os seres. Salve Sete Saias, minha boa e gloriosa princesa, conheço a tua força e o teu poder, te peço atenda o meu pedido. Que (MGM) não durma e não descanse se não tiver a certeza que estamos juntos, que o corpo de (MGM) queime de desejo por mim. Que (MGM) fique cego para outras mulheres que ele não consiga ver ninguém como mulher, que outras mulheres nunca consigam chamar atenção dele, somente eu terei esse poder. Que (MGM) não consiga nunca ter desejo e nem fazer sexo com outra mulher. E se ele tentar fazer não terá prazer, e assim vai desistir. Que (MGM) me assuma de vez em seu coração. Faça Maria Padilha Mulambo, Rainha d!a set! e encruzilhadas com que (MGM) sinta-se bem somente em ouvir min!ha !vo!z. Que (MGM) sinta por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por ninguém e nunca sentirá. Pelos Sete Exus que acompanham seus passos, rogo e suplico que amarre (MGM) nos Sete nós de sua saia, e nos Sete guizos de sua roupa, somente para mim. Agradeço por estar trabalhando ao meu favor e vou divulgar seu nome em troca desse pedido minha gloriosa pomba gira. Maria Padilha traga (MGM) para mim hoje, agora e sempre fazendo com que ele se torne meu definitivamente. Ainda que (MGM) resista, que com seu poder Maria Padilha, rainha das sete encruzilhadas sopre o meu nome no ouvido dele para que ele me procure hoje. Que (MGM) não consiga parar de pensar em mim, não consiga ficar longe de mim, pois terá medo de me perder. Que venha feito uma cobra rastejante, humilde e mansa, que venha dizendo que me quer sempre ao seu lado, e assim possamos ter um bom convivio. Assim seja e assim!!ser! á! Eu profetizo em nome do Pai, do Filho e do Espirito Sa!nto,!que(MGM) vai vir correndo !atrá!s d!e mim, louco e apaixonado mais rápido possível pedind!o par!a fi!carcomigo pois somente minha boca terás vontade e prazer de beijar você vai me assumir de vez em seu coração. Confio no poder das falanges da Pomba Gira, Rainha das sete Encruzilhadas, cada vez que for lida essa oração, mais forte ela se fará, estarei publicando esta oração como oferenda, pedindo que me conceda o pedido de fazer com que (MGM) fique para sempre comigo. Sei que os Espiritos da Falange da Pomba Gira já estão soprando o meu nome no ouvido do (MGM) e ele não conseguirá fazer nada se não falar comigo. Confio no poder das Sete Encruzilhadas, e vou continuar divulgando essa oração poderosa por sete dias. Que assim seja, assim será e assim esta feito. Amém Publique e terá uma surpresa (divulgar por 7 dias não esquecer).


  120. ema diz:

    SHUMMER AZEVEDO diz:

    novembro 27th, 2011 at 11:13

    Senhor Que (michele moraes de gusmão) nesse momento esteja pensando em mim, querendo a todo custo estar ao meu lado, querendo me ver , me abraçar e me beijar , que sua boca sinta muita vontade de me beijar e que em sua mente só tenha a minha presença. Que (michele moraes de gusmão) me procure ainda hoje me chamando para ficar ao seu lado e dizendo que me ama e que tomou a decisão certa e definitiva. Assim seja Minha Rainha Pomba Gira Maria Mulambo, Rainha das sete Encruzilhadas, peço assim: vá ONDE (michele moraes de gusmão) estiver e faça com que ela não descanse enquanto não falar comigo, pelos poderes da terra, pela presença do fogo, pela inspiração do ar, pe! las virtudes d!!!as águas, invoco as 13 almas Benditas. Pela força dos corações sagrados e das lágrimas derramadas por amor, para que se dirija até onde (michele moraes de gusmão) estiver e faça com que ela me dê muito amor, carinho e queira ficar apenas comigo. Que (michele moraes de gusmão) jamais deseje outra pessoa, e que ele tenha olhos só pra mim. Salve Pomba Gira Maria Mulambo, Rainha das sete Encruzilhadas, te peço assim: Gira, vai mulher gira, gira ao meu favor, gira ao meu favor e traga (michele moraes de gusmão) pra mim. E pedindo assim: Ar move, fogo transforma, água forma, terra cura, e vai girando, e a roda vai girando, vai trazer para mim (michele moraes de gusmão) de volta o mais rápido possível, louco e muito apaixonada,que dessa vez ele volte definitivamente para os meus braços. Que (michele moraes de gusmão) ame somente a mim e me faça muito feliz. Que seja muito carinhoso comigo, que não consiga olhar para nenhuma outro que não seja eu. Que se sinta bem somente ao meu lado, que sinta minha falta e venha ao meu encontro, e me peça para que ela! nunca me abandone. Que (michele moraes de gusmão) sinta t!e!!são somente por!mim ! e não consiga parar de pensar em nós!dois juntos. Que (michele moraes de gusmão) queira ficar somente comigo. Assim seja, assim será, assim está feito. Salve Pomba Gira Maria Mulambo, Salve Sete Saias, Salve suas irmãs, Maria Padilha, Arrepiada e todas as outras da Falange. Salvem! Sete Saias, minha boa amiga, mulher de Sete Exus!!, defensora de todos os seres. Salve Sete Saias, minha boa e gloriosa princesa, conheço a tua força e o teu poder, te peço atenda o meu pedido. Que (michele moraes de gusmão) não durma e não descanse se não tiver a certeza que estamos juntos, que o corpo de (michele moraes de gusmão) queime de desejo por mim. Que (michele moraes de gusmão) fique cego para outros homens que ela não consiga ver ninguém como homem, que outras homens nunca consigam chamar atenção dela, somente eu terei esse poder. Que (michele moraes de gusmão) não consiga nunca ter desejo e nem fazer sexo com outro homem. E se ela tentar fazer não terá prazer, e assim vai desistir. Que (michele moraes de gusmão) me assuma de vez em seu coração. Faça Maria Padilha Mulambo, Rainha da sete encruzilhadas com que (michele moraes de gusmão) sinta-se bem somente em ouvir minha voz. Que (michele moraes de gusmão) sinta por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por ninguém e nunca sentirá. Pelos Sete Exus que acompanham seus passos, rogo e suplico que amarre (michele moraes de gusmão) nos Sete nós de sua saia, e nos Sete guizos de sua roupa, somente para mim. Agradeço por estar trabalhando ao meu favor e vou divulgar seu nome em troca desse pedido minha gloriosa pomba gira. Maria Padilha traga (michele moraes de gusmão) para mim hoje, agora e sempre fazendo com que ela se torne meu definitivamente. Ainda que (michele moraes de gusmão) resista, que com seu poder Maria Padilha, rainha das sete encruzilhadas sopre o meu nome no ouvido dela para que ela me procure hoje. Que (michele moraes de gusmão) não consiga parar de pensar em mim, não consiga ficar longe de mim, pois terá medo de me perder. Que venha feito uma cobra rastejante, humilde e mansa, que venha dizendo que me quer sempre ao seu lado, e assim possamos ter um bom convivio. Assim seja e assim!!será! Eu profetizo em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo,que(michele moraes de gusmão) vai vir correndo atrás de mim, louca e apaixonado mais rápido possível pedindo para ficar comigo pois somente minha boca terás vontade e prazer de beijar você vai me assumir de vez em seu coração. Confio no poder das falanges da Pomba Gira, Rainha das sete Encruzilhadas, cada vez que for lida essa oração, mais forte ela se fará, estarei publicando esta oração como oferenda, pedindo que me conceda o pedido de fazer com que (michele moraes de gusmão) fique para sempre comigo. Sei que os Espiritos da Falange da Pomba Gira já estão soprando o meu nome no ouvido do (michele moraes de gusmão) e ela não conseguirá fazer nada se não falar comigo. Confio no poder das Sete Encruzilhadas, e vou continuar divulgando essa oração poderosa por sete dias. Que assim seja, assim será e assim esta feito. Amém Publique e terá uma surpresa (divulgar por 7 dias não esquecer).


  121. ok diz:

    acho que não entendi o texto mais, esto vendo!


  122. Elizete diz:

    Adorei o texto muito explicativo pois me ajudou num todo estoão de parabens


  123. geraldo diz:

    schow de bola, espetacular. O Brasil precisa de pessoas assim, com interesse apenas em ajudar, sem preocupar com o monetário. Parabéns.


  124. MICHELE MORAES DE GUSMAO diz:

    Senhor Que (Edmar marinho de azevedo) nesse momento esteja pensando em mim, querendo a todo custo estar ao meu lado, querendo me ver , me abraçar e me beijar , que sua boca sinta muita vontade de me beijar e que em sua mente só tenha a minha presença. Que (Edmar marinho de azevedo) me procure ainda hoje me chamando para ficar ao seu lado e dizendo que me ama e que tomou a decisão certa e definitiva. Assim seja Minha Rainha Pomba Gira Maria Mulambo, Rainha das sete Encruzilhadas, peço assim: vá ONDE (Edmar marinho de azevedo) estiver e faça com que ela não descanse enquanto não falar comigo, pelos poderes da terra, pela presença do fogo, pela inspiração do ar, pe! las virtudes d!!!as águas, invoco as 13 almas Benditas. Pela força dos corações sagrados e das lágrimas derramadas por amor, para que se dirija até onde (Edmar marinho de azevedo) estiver e faça com que ela me dê muito amor, carinho e queira ficar apenas comigo. Que (Edmar marinho de azevedo) jamais deseje outra pessoa, e que ele tenha olhos só pra mim. Salve Pomba Gira Maria Mulambo, Rainha das sete Encruzilhadas, te peço assim: Gira, vai mulher gira, gira ao meu favor, gira ao meu favor e traga (Edmar marinho de azevedo) pra mim. E pedindo assim: Ar move, fogo transforma, água forma, terra cura, e vai girando, e a roda vai girando, vai trazer para mim (Edmar marinhode azevedo) de volta o mais rápido possível, louco e muito apaixonada,que dessa vez ele volte definitivamente para os meus braços. Que (Edmar marinho de azevedo) ame somente a mim e me faça muito feliz. Que seja muito carinhoso comigo, que não consiga olhar para nenhuma outro que não seja eu. Que se sinta bem somente ao meu lado, que sinta minhaa falta e venha ao meu encontro, e me peça para que ela! nunca me abandone. Que (Edmar marinho de azevedo) sinta t!e!!são somente por!mim ! e não consiga parar de pensar em nós!dois juntos. Que (Edmar marinhode azevedo) queira ficar somente comigo. Assim seja, assim será, assim está feito. Salve Pomba Gira Maria Mulambo, Salve Sete Saias, Salve suas irmãs, Maria Padilha, Arrepiada e todas as outras da Falange. Salvem! Sete Saias, minha boa amiga, mulher de Sete Exus!!, defensora de todos os seres. Salve Sete Saias, minha boa e gloriosa princesa, conheço a tua força e o teu poder, te peço atenda o meu pedido. Que (Edmar marinhode azevedo) não durma e não descanse se não tiver a certeza que estamos juntos, que o corpo de (Edmar marinhode azevedo) queime de desejo por mim. Que (Edmar marinhode azevedo) fique cego para outros homens que ela não consiga ver ninguém como homem, que outras homens nunca consigam chamar atenção dela, somente eu terei esse poder. Que (Edmar marinhode azevedo) não consiga nunca ter desejo e nem fazer sexo com outro homem. E se ela tentar fazer não terá prazer, e assim vai desistir. Que (Edmar marinhode azevedo) me assuma de vez em seu coração. Faça Maria Padilha Mulambo, Rainha da sete encruzilhadas com que (Edmar marinhode azevedo) sinta-se bem somente em ouvir minha voz. Que (Edmar marinhode azevedo) sinta por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por ninguém e nunca sentirá. Pelos Sete Exus que acompanham seus passos, rogo e suplico que amarre (Edmar marinhode azevedo) nos Sete nós de sua saia, e nos Sete guizos de sua roupa, somente para mim. Agradeço por estar trabalhando ao meu favor e vou divulgar seu nome em troca desse pedido minha gloriosa pomba gira. Maria Padilha traga (Edmar marinhode azevedo) para mim hoje, agora e sempre fazendo com que ela se torne meu definitivamente. Ainda que (Edmar marinhode azevedo) resista, que com seu poder Maria Padilha, rainha das sete encruzilhadas sopre o meu nome no ouvido dela para que ela me procure hoje. Que (Edmar marinhode azevedo) não consiga parar de pensar em mim, não consiga ficar longe de mim, pois terá medo de me perder. Que venha feito uma cobra rastejante, humilde e mansa, que venha dizendo que me quer sempre ao seu lado, e assim possamos ter um bom convivio. Assim seja e assim!!será! Eu profetizo em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo,que(Edmar marinhode azevedo) vai vir correndo atrás de mim, louca e apaixonado mais rápido possível pedindo para ficar comigo pois somente minha boca terás vontade e prazer de beijar você vai me assumir de vez em seu coração. Confio no poder das falanges da Pomba Gira, Rainha das sete Encruzilhadas, cada vez que for lida essa oração, mais forte ela se fará, estarei publicando esta oração como oferenda, pedindo que me conceda o pedido de fazer com que (Edmar marinhode azevedo) fique para sempre comigo. Sei que os Espiritos da Falange da Pomba Gira já estão soprando o meu nome no ouvido do Edmar marinhode azevedo) e ele não conseguirá fazer nada se não falar comigo. Confio no poder das Sete Encruzilhadas, e vou continuar divulgando essa oração poderosa por sete dias. Que assim seja, assim será e assim esta feito. Amém Publique e terá uma surpresa (divulgar por 7 dias não esquecer).


  125. ailton diz:

    cara muito bom, vai me ajudar muito. to comecando agora, apesar da idade avancada. 50 anos e fazendo ciencias contabeis.


  126. Euziinha diz:

    Muiito bom esse, vaii me ajudar bastante na academiia! Obg! *-*


  127. Aisla diz:

    Ajudei muito!! Gostei do texto, muito explicativo!


  128. Aisla diz:

    Ops! Ajudou muito!


  129. Aparecida Alencar diz:

    Muito obrigada, estava meio perdida num trabalho da faculdade… mais agora vc me esclareceu muitas coisas sobre uma boa resenha!


  130. JOEL ROSA diz:

    Na parte Descreva a estrutura você quer dizer ESTRUTURA DO LIVRO ou ESTRUTURA DA RESENHA QUE VOCÊ IRÁ CRIAR ? QUANTAS LAUDAS VOCÊ ACONSELHA PARA UMA RESENHA ACADÊMICA ?
    AGRADEÇO


  131. Maria dos Prazeres Alves diz:

    foi muito bom, agora eu sei fazer uma resenha.


  132. Paulo Moluap diz:

    Parabéns pelo excelente resumo sobre resenha. Obrigado!!


  133. Natália Menezes diz:

    Muito boa a explicação!
    Estava lendo os comentários, e neles percebi que muitas pessoas disseram que isso ajudou no trabalho da faculdade. O que achei incrível é que justamente elas, nem sabem escrever direito. Realmente o governo não investe em educação.
    Só para deixar claro, eu tenho apenas 16 anos, não sou uma daquelas pessoas que comparam o tempo de hoje com o anterior, mas a situação é crítica.


  134. Macus Viní diz:

    Show!!!
    Isso é de muita utilidade pra muitos, como foi pra mim. OBG


  135. Edileide diz:

    Amei as instruções encontradas neste site. Me ajudaram bastante. <3


  136. emerson da silva diz:

    foi muito bom tive uma maior claresa de resenhas que ate entao nao sabia muito o que era obrigado a voces att


  137. cris diz:

    adorei o esclarecimento sobre resenhas, estava fazendo uma e não sabia se estava correta. eu não sabia a diferença entre elas.
    obrigado.. muito bom!


  138. francisca diz:

    obrigada por tirar minhas dúvidas agora já posso tentar fazer minha primeira resenha.Sou aluna da UFPI.


  139. francisca diz:

    foi muito esclarecedora a explicação de como se fazer uma resenha agora posso tentar fazer a minha aluna da UFPI 1° período


  140. dilka diz:

    muito obrigada!


  141. junieli caroline de almeida diz:

    Olá Boa Tarde!
    Gostei muito de aprender o que é resenha,é muito importante seu uso sendo que a varios tipos precisamos saber oa certo cada,com esse texto ajudou bastante.


  142. junieli diz:

    olá Boa Tarde!
    Gostei muito de saber melhor o que é resenha, e que a várias cada uma com uma maneira diferente de se usar.


Deixe uma resposta

XHTML: Poderá utilizar estas tags tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>